O canto que encanta


Confesso que era leigo sobre o assunto! Ou ao menos não sabia por que recebia esse nome e nem que era tão antigo assim...

Nestes últimos dias que os foliões ainda estão animados e as marchinhas de carnaval insistem ficar em nossas mentes, resolvemos dar uma amenizada em nossos assuntos. Estudiosos afirmam que o canto gregoriano é a mais antiga manifestação musical do Ocidente! E para engrandecer ainda mais o seu currículo, suas inspirações são cravadas em cantos das antigas sinagogas, desde os tempos de Jesus Cristo.

O Canto Gregoriano teve sua formação no período dos séculos I ao VI, atingiu o ápice nos séculos VII e VIII, quando foram feitas as mais lindas composições do gênero. Este nome que pode remeter a religiosidade é uma homenagem ao Papa São Gregório Magno (540-604) que solicitou uma coletânea de peças, publicando-as em dois livros: o Antifonário, conjunto de melodias referentes às Horas Canônicas, e o Gradual Romano, contendo os cantos da Santa Missa. Ele também iniciou a "Schola Cantorum" que deu grande desenvolvimento ao canto gregoriano.

Talvez você possa estar achando isso meio sem graça; mas pode acreditar, é muito bom. Nesta semana, está acontecendo uma “oficina de Canto Gregoriano”, realizada graças a um projeto aprovado pela Lei Federal de Incentivo a Cultura, a Rouanet; lei esta que institui políticas públicas para a cultura nacional.

Emocionado com o que viu: o Professor Paulo Monteiro que está à frente desse projeto, conta: “gostei muito de conhecer o Sebastião Barros, maestro da Orquestra Câmara de Cordas Ramacrisna e feliz de saber que a semente aqui plantada pode dar bons frutos”.

Nos dias 20 e 21 de fevereiro, nossa equipe esteve presente em duas apresentações do coral em igrejas católicas da regional Vianópolis. O resultado foi o mais empolgante possível, uma vez que a aceitação do público foi muito calorosa...
Agora é sermos otimistas e ver essa linda e séria semente dar bons frutos, ‘quer dizer, boas canções!

Texto: Henrique Oliveira
Fotos: Jansen Remicrifer e Raphael Dias.


Comentários

Postagens mais visitadas