Por trás das lentes...

‘Numa reunião que fizemos essa semana, resolvemos postar textos produzidos em algumas oficinas realizadas no projeto. Este primeiro texto foi extraído da oficina de fotografia, que ainda está em andamento...
A idéia do instrutor Américo Amarante, era colher informações sobre a história da fotografia e novidades da área.
Um trabalho muito interessante sobre a LOMOS, câmera Russa que voltou a moda, chamou a atenção, mas hoje, o que nos interessa é outra coisa... Sempre quis saber quem foi o cara que inventou a fotografia, por isso criei um resumo dessa longa história que vale a pena saber.
______________________________________________________________

A fotografia nasceu das tentativas de aprimoramento dos métodos de impressão sobre papel; técnica esta, dominada pelos chineses no século VI e difundida na Europa, 600 anos depois... Então vamos direto ao ponto. Joseph Nicéphore Nièpce foi o inventor da fotografia, na França, em torno de 1826... Nièpce morreu antes de ver sua invenção mundialmente aclamada, em 1839.

Joseph Nicéphore:


Bem, para nossa felicidade, aliás, felicidade de todos os apaixonados por fotografia, apesar de ter sido uma invenção francesa, a idéia de fotografar foi posta em prática no Brasil, graças ao parceiro de Joseph, Hercule Florence.

Hercule Florence:


Eles trabalhavam no aprimoramento de princípios de impressão quando tiveram a idéia de unir dois fenômenos previamente conhecidos, um de ordem física e outro de ordem química: a "câmera obscura", criada pelos artistas desde o século XVI, e a característica fotossensível dos sais de prata, certificada pelo físico alemão Johann Heinrich, desde 1727.

As primeiras fotos não saíram tão belas assim...

Vista da janela em Le Gras - Joseph Niépce (1826):




Contudo, já era um ótimo começo para os fotógrafos de hoje!
Pois graças a elas, chegamos até estas:


Deserto do Arizona (EUA):



Fernando de Noronha (Brasil):



Texto: Henrique Oliveira

Comentários

Postagens mais visitadas