Projeto Eco-voluntário


Fotos: Andrey dos Santos

No dia 15 de agosto de 2010, a cidade de Betim colocou em prática um projeto muito bacana, o Eco-voluntário, que surgiu com o objetivo de aprimorar o sistema de coleta seletiva da cidade.

O lixo é um dos nossos maiores problemas ambientais, por isso pensar no consumo racional e na destinação final correta para os resíduos são formas eficientes de se reverter esse quadro. Foi com essa intenção que o município lançou o programa de expansão da coleta seletiva, o “Eco-voluntário”. Com o projeto, os bairros beneficiados agora contam com pontos de entrega voluntária para materiais recicláveis, lixeiras comunitárias onde os moradores depositam o lixo doméstico reciclável para ser recolhido e receber a destinação correta.

O lixo recolhido é direcionado à ASCAPEL Betim (associação dos catadores de papel), onde posteriormente passa por um processo de separação para enfim ser encaminhado à indústria, que finaliza o processo de reciclagem reutilizando esses materiais.


Para o Município, a ASCAPEL além de reduzir o impacto do lixo sobre o meio ambiente, ainda serve como fonte de renda às famílias dos catadores de papeis.

Mas a comunidade deve fazer sua parte, colocar em prática essas medidas. Vamos fazer a diferença em nosso planeta e se alguém tiver de dar o primeiro passo, que sejamos nós. A natureza agradece!

Para entender melhor o Projeto Eco-voluntário, confira a entrevista que fizemos com o Chefe da Divisão de Limpeza Urbana de Betim, Álvaro Rodrigues.

Comentários

Postagens mais visitadas