Prótese

Aliada a tecnologia, a Medicina inova mais uma vez.



O tempo passa e tudo muda, tudo evolui, tudo avança. Vou comentar um grande salto na medicina. Todo mundo sabe que talvez o maior problema das pessoas com deficiência física, seja o dinheiro. O custo de uma cadeira de rodas, ou de uma prótese, varia entre R$ 300 e 10 mil reais, sem falar nos procedimentos cirúrgicos que também são muito caros.

Mas o que é a Prótese? Prótese é um equipamento que substitui artificialmente uma parte do corpo. Já foram criadas varias próteses para substituírem os ossos, a mais recente, foi desenvolvida para crescer no corpo do paciente, sem haver a necessidade de novas cirurgias. A primeira pessoa a usá-la foi a americana de nove anos, Morgan LaRue.

Morgan sofre de Osteossarcoma, doença causada por um tumor maligno que ataca principalmente os ossos e é mais comum na infância, período em que a criança está começando a formar sua estrutura óssea. Com a implantação da prótese Morgan evitou dez cirurgias que já estavam marcadas.

Quanto ao funcionamento desse equipamento, a prótese é estendida magneticamente através de um cilindro colocado em volta da perna, de maneira que o equipamento acompanhe o crescimento da perna do paciente. A primeira extensão da prótese na perna da menina foi um sucesso, mas a invenção ainda esta em período de teste, e é preciso ter cautela, alguns médicos brasileiros disseram que essa prótese força muito as partes moles do corpo, como tecidos (pele) e músculos.

A nova prótese é uma invenção de médicos britânicos, e ainda não foi aprovada nos Estados Unidos, a família de Morgan teve que pedir autorização especial para realizar este procedimento.

Se aprovada e liberada para comercialização, estima-se que a prótese custará em média U$ 30 mil o equivalente a 50 mil reais. Caso ela seja aprovada, o preço deveria ser mais acessível a todos, pois há muitas pessoas de classe baixa que precisam desse aparelho.

Foto: http://migre.me/13Tmy

Comentários

Postagens mais visitadas