Colagem - A técnica ultrapassou os limites da pintura

No dia 19 de abril, os Antenados participaram de mais uma Oficina de Colagem, mas desta vez os oficineiros Emerson de Oliveira e Henrique Oliveira, trouxeram para o grupo uma variedade de materiais que tornaram o momento ainda mais interessante.



Apesar de ter uma forte ligação com o Fanzine - meio alternativo de comunicação, a arte da colagem não se obriga a ter um conteúdo informativo.



A colagem é um procedimento antigo, que só começou a ser aceito no ciclo das artes no início do século XVIII, quando os Cubistas começaram a usá-la para dar volume ao desenvolvimento dos seus trabalhos. Ao contrário de outros estilos, os artistas preocupavam-se mais com a técnica aplicada.


Pablo Picasso - Garrafa de Suze


Georges Braque - Garrafa, jornal, cachimbo e copo





Em suma, colagem é o reaproveitamento de materiais distintos e até mesmo uma variação de suportes (superfície ou algo para aportar a arte).

Com poucos objetos, podemos fazer colagens de grande qualidade visual. Pablo Picasso encontrou nessa modalidade um instrumento de experimentação inigualável. Uma das primeiras colagens da arte moderna foi a ‘Fruteira e o copo’, de 1912, feita com carvão e recortes.

Tudo isso os alunos do Projeto Antenados puderam aprender e praticar na Oficina de Colagem que teve como objetivo despertar a criatividade e o interesse para essa arte que está ganhando cada vez mais adeptos pelo mundo inteiro.



Quer saber mais sobre colagem? Click nos links abaixo:


Comentários

Postagens mais visitadas