Antenados investe em capacitação


Texto: Rebeca Descarpontriez
Fotos: Antenados

Encerramos na última semana a oficina de cinegrafia ministrada pelo repórter cinematográfico Rene Descarpontriez. As atividades foram realizadas entre os dias 11 a 15 de junho. As aulas, teóricas e práticas, tiveram como objetivo, além de trabalhar técnicas de cinegrafia (é claro!), a troca de experiências. 

Rene aproveitou a oportunidade e contou um pouco da trajetória profissional dele, um tanto quanto peculiar. Rene é boliviano e veio ao Brasil em busca de oportunidades (como muitos compatriotas dele o fazem). Depois muitas coincidências, ele acabou recebendo a oportunidade de trabalhar em uma TV local de Belo Horizonte (TV super). A partir daí ele não parou mais, atuou por diversos veículos de comunicação da região Metropolitana de BH - Rede Record, TV Tempo on-line, TV Betim, jornal o Tempo, Rede Minas e, atualmente, trabalha na Secretaria de Comunicação de Betim. 

Depois do bate-papo, a turma partiu para a prática: Manuseio e utilização dos equipamentos, planos e movimentos de câmera, postura profissional, a preparação para o trabalho; enfim, Rene buscou trabalhar com o grupo as várias demandas exigidas do profissional da cinegrafia. 
 
A oficina foi sem duvidas uma troca de conhecimentos. Vi de perto o que o Projeto Antenados proporciona aos seus alunos. Creio que se o Projeto continuar nos caminhos que esta seguindo dará oportunidade para que seus integrantes tenham a chance de adquirir uma profissão a curto prazo. Encontrei meninos interessados no assunto e com vontade de aprender. Na questão técnica vocês tem equipamentos de primeira linha, isso é importante no treinamento e na formação. Espero ter outras oportunidades de contribuir com o Projeto”. Comenta Rene.

Os Antenados receberam dicas valiosíssimas para o desenvolvimento dos trabalhos do Projeto e, de brinde, tiveram a oportunidade de conhecer um profissional com vários anos de experiência na área.
O Rene nos contou diversas historias de sua vida profissional, o que esclareceu nossas duvidas sobre a área. Além disso, podemos praticar o que aprendemos em matérias simuladas. Por isso posso dizer que essa foi uma das melhores oficinas que já participei no Projeto Antenados”. Diz Hellen Silva aluna do Projeto.

Comentários

Postagens mais visitadas