20 de novembro marca o Dia da Consciência Negra

Texto: Rebeca Descarpontriez

 Hoje, 20 de novembro se comemora o Dia Nacional da Consciência Negra. A data foi escolhida por coincidir com a morte do Zumbi dos Palmares e como forma de homenagear um dos líderes do Quilombo de Palmares, ícone da resistência negra, assassinado em vinte de novembro de 1695.


Zumbi de Palmares 


O Dia da Consciência Negra lembra a resistência do negro à escravidão, desde o primeiro transporte de africanos para terras brasileiras, em 1594. 
 
A homenagem a Zumbi foi mais do que justa, pois este personagem histórico representou a luta do negro contra a escravidão, no período do Brasil Colonial. Ele morreu em combate, defendendo seu povo e sua comunidade. Zumbi lutou até a morte por esta cultura e pela liberdade do seu povo. 

Passos importantes estão sendo tomados neste sentido, pois nas escolas publicas e privadas brasileiras já é obrigatória a inclusão de disciplinas e conteúdos que buscam estudar a história da África e a cultura afro-brasileira. 
 
 
O dia da consciência negra é marcado pela luta contra o preconceito racial, contra a inferioridade da classe perante a sociedade. Além desses assuntos, enfatizam sobre o respeito enquanto pessoas humanas, e para conscientizar as pessoas que os negros africanos colaboraram muito, durante nossa história, nos aspectos políticos, sociais, gastronômicos e religiosos de nosso país.

Comentários

Postagens mais visitadas