DESAFIO DA VEZ: STOPMOTION





STOP MOTION
, traduzindo, movimento parado. Esse termo pode soar um tanto quanto contraditória, mas, ironicamente, ele é correto e remonta o surgimento de uma das formas de arte mais populares, o cinema. Mas afinal, o que é STOP MOTION?

DEFINIÇÃO

É a técnica de animação na qual o animador trabalha fotografando objetos, fotograma por fotograma, ou seja, quadro a quadro. Entre um fotograma e outro, o animador muda um pouco a posição dos objetos. Ao assistirmos os quadros consecutivamente, teremos a ilusão de movimento dos objetos fotografados.

EXPLICANDO DE UMA FORMA MAIS POPULAR

Você já deve ter visto alguém fazer essa brincadeira (se é que você mesmo não o fez). Experimente desenhar em um bloco de anotações uma bolinha no alto da folha, depois passe para a próxima folha e desenhe a mesma bolinha, mas numa posição diferente, um pouco mais abaixo; faça isso consecutiva, mudando a posição da bolinha em cada nova página. Ao terminar, passe as páginas rapidamente (como no exemplo abaixo) e, voilà, você terá criado o seu próprio STOP MOTION.  

Exemplo

NO CINEMA

No cinema, o STOP MOTION é precursor dos efeitos especiais. Desde Mélies, nos primórdios do cinema, passando por filmes que marcaram época como King Kong (1933) e a série Guerra nas Estrelas (1977,1980 e1983), a técnica sempre foi uma opção proeminente para os diretores. Mesmo hoje, quando animação em computação gráfica domina as produções, há quem opte pelo charme do STOP MOTION, como os diretores Peter Lord e Nick Park, no premiado filme A Fuga das Galinhas (2000).


Viagem a Lua (1902) - George
Mélies



King Kong (1933)

Quer se inteirar mais sobre a história dessa técnica? Acesse o link abaixo:



ATIVIDADE

E já que se trata de um fato tão importante para a história do cinema, o Projeto Antenados não poderia ser displicente e ignorar isso (já que nós amamos e vivemos cinema em nossas atividades). Resolvemos, então, desenvolver uma oficina muito interessante. Primeiro desvendamos um pouco da história da técnica, depois assistimos a alguns exemplos e, por fim, lançamos um desafio: Que os integrantes criassem seus próprios vídeos utilizando da técnica. O resultado superou todas as nossas expectativas. Confira os vídeos:

STOP MOTION ANTENADOS - CARLOS E LUCAS


STOP MOTION ANTENADOS - CLEIDIANE E LEONARDO



STOP MOTION ANTENADOS - CRISTIANO E SUELEN



STOP MOTION ANTENADOS - FILIPE E EVERTON


STOP MOTION ANTENADOS - REBECA E HELLEN

Comentários

Postagens mais visitadas