Antenados visita Mostra de Cinema de Tiradentes



Texto: Rebeca Descarpontriez
Fotos: Fora do Eixo e Universo Producão


Um dos maiores eventos do cinema brasileiro contemporâneo, chega a sua 16ª edição, em 2013, a Mostra de Cinema de Tiradentes. Esse festival cinematográfico acontece na cidade mineira, anualmente

 


O Projeto Antenados vai presenciar, assistir e conhecer as novidades da sétima arte brasileira contemporânea. Vamos no dia 25 quando o diretor brasiliense Adirley  Queirós, o professor Ismail Xavier, o crítico Jean-Claude Bernardet e os cineastas Marcelo Ikeda e Sérgio Borges analisarão estilos cinematográficos e as tranfosmações dos sistemas de produção. A mediação caberá a Cléber Eduardo, curador do evento.

A programação é toda gratuita e inclui shows musicais, teatros de rua, mostrinha de cinema, lançamento de livros, oficinas, expocições, debates, além da exibição dos filmes brasileiros selecionados para a Mostra. Após as sessões acontecem debates com cineastas, críticos, diretores e platéia sobre a produção cinematográfica. Com isso aperfeiçoam novas ideias, refletem, discutem o cinema e apontam as tendências do fazer audiovisual.



Os nove dias de programação intensa ocupam o cenário barroco de Tiradentes, lugar que reúne profissionais da cultura para apresentar ao público a realidade audiovisual sob diferentes perspectivas. Os filmes brasileiros exibidos na Mostra, de todos os formatos, são projetados em telas e tendas de cinema instaladas nas praças públicas da cidade. Com o objetivo de incentivar e difundir o cinema brasileiro, é aberta a possibilidade de qualquer produção nacional se inscrever para a seleção. 



Apesar de ter crescido muito no últimos anos, a Mostra de Tiradentes manteve se exibindo, exclusivamente, produçoes nacionais e não distribuindo prêmios em dinheiro. A mostra concede apenas o Troféu Barroco para o melhor filme, escolhido por um júri popular. As mostras de Tiradentes, Ouro Preto e Belo Horizonte são realizados pela produtora Universo Produção.

Confira em nossa próxima postagem as fotos do passeio.

Comentários

Postagens mais visitadas