As mulheres foram o tema de nossa última atividade


Aproveitamos o mês de março, em que se comemora o dia Internacional da Mulher, para assistirmos ao filme A cor Purpura, filme de 1986 indicado a 11 categorias do Oscar, sugestão que surgiu após um bate papo sobre a data comemorativa. Sobre o filme, vale a pena conferir a sinopse:



Sinopse:   

Georgia, 1909. Celie (Whoopi Goldberg), jovem de 14 anos, violentada pelo pai, se torna mãe de duas crianças. Além de perder a capacidade de procriar, Celie é separada dos filhos e de sua irmã. É doada a "Mister" (Danny Glover), que a trata como escrava e companheira. Solitária, Celie compartilha sua tristeza em cartas com Deus e com a irmã Nettie (Akosua Busia), missionária na África. Mas quando Shug (Margaret Avery) aliada à forte Sofia (Oprah Winfrey), esposa de Harpo (Willard E. Pugh), entram na sua vida, Celie revela seu espírito brilhante, ganhando consciência do seu valor e das possibilidades que o mundo lhe oferece. 
(Fonte: Adoro Cinema) 




Ao ler a sinopse do filme não é de se estranhar porque o escolhemos para complementar a atividade sobre o Dia da Mulher. O renomado diretor Steven Spielberg, conhecido por seus filmes de ficção que fascina crianças jovens e adultos, deu uma reviravolta em seu trabalho ao adaptar para o cinema  o romance da escritora Alice Walker (1982), drama que trata questões de discriminação racial e sexual.

Antes de assistirmos ao filme, os integrantes apresentaram uma pesquisa que fizeram com informações do filme, como sinopse, elenco, premiações, curiosidades, diretor...



 A apresentação aconteceu no recém reformado Centro Cultural Arlindo Corrêa da Ramacrisna.



   

E hoje, na conversa sobre o filme, refletimos sobre a importância da mulher para a sociedade. A mulher luta para garantir seu espaço, está em constante batalha contra preconceitos e injustiças. A luta da mulher para se inserir e, mais do que isso, para ser aceita, tem princípio em tempos passados. Tempos em que era negado os direitos da escolha, da expressão, da educação.

 
Nós assistimos e indicamos. Bom filme! 


 




Comentários

Postagens mais visitadas