Pinhole day 2013

Texto: Henrique Oliveira


No dia 28 de abril é comemorado, em mais de 79 países, o Dia Internacional da Fotografia Pinhole (traduzindo: furo de agulha).



Em Belo Horizonte, um grupo formado por amantes dessa curiosa técnica fotográfica não vai deixar a data passar em branco. No fim de semana em que se celebra o Pinhole day (27 e 28 de abril) o espaço CentoeQuatro (tradicional ponto cultural de BH) vai promover algumas atividades relacionadas ao tema. Será realizada uma exposição de fotos Pinhole e o mais interessante, duas oficinas práticas sobre a técnica. As atividades acontecem em Beagá desde 2001.

O Pinhole foge do jeito convencional de se produzir fotografias, com câmeras digitais cheias de botões, funções e objetivas. Na fotografia Pinhole a regra é ser simples, despojado e o melhor, é você quem produz a sua própria câmera.




Quando se olha pela primeira vez para uma Pinhole você chega a duvidar que “dalí” se consiga tirar alguma imagem. As diferenças já são vistas de cara, no lugar da lente você encontra um minúsculo orifício por onde a luz é captada para dentro da câmera. Câmera?! Na verdade o que você tem nas mãos, quando se pega em uma pinhole, está mais para uma lata de extrato de tomate do que propriamente uma câmera. Mas não se precipite em seu julgamento! O resultado parece mágica: imagens únicas e totalmente experimentais.   


Danny Kalkhoven, "Waiting for the ghost train"

 OZAN BAYRAT, "HAPPINESS"


Fred Oosterhuis, "Hoogland (NL), lonely willow"


                                                 Steve ransome, "St Lukes in the rain"

                                             Melanie Waidler, "Domingo en Príncipe"

Renata Salgado, "Quebrando regras"



Compreendendo a Pinhole você consegue entender o princípio básico da fotografia que é a câmara (ou câmera) escura. Veja no link abaixo:



Fique atento! 


Para se inscrever nas oficinas é muito fácil, as inscrições serão feitas somente pelo telefone 31-9601-5337, a partir do dia 15 de abril. Os participantes não precisam ter conhecimento prévio ou qualquer tipo de equipamento. Vale a pena lembrar que as vagas são limitadas. 


Confira o cronograma das atividades:

EXPOSIÇÃO
:: Dias 27 e 28 de abril de 2013
Horário: 9h às 18h
Entrada gratuita


OFICINAS
:: Sábado, 27 de abril de 2013
Vagas limitadas | Valor das inscrições: R$50,00*

Horários das turmas: 8h30 às 10h30 | 10h30 às 12h30 | 13h às 15h | 15h às 17h
*Os inscritos levam o Kit NiL Pinhole Day


OFICINAS
:: Domingo, 28 de abril de 2013 Vagas limitadas | Valor das inscrições: R$10,00 Horários das turmas: 8h30 às 10h30 | 10h30 às 12h30 | 13h às 15h | 15h às 17h



O espaço CentoeQuatro está localizado na Praça Ruy Barbosa, 104 – Centro – Belo Horizonte. 

Confira também: 

www.pinholeday.org
http://www.flickriver.com

Comentários

Postagens mais visitadas