Musicalidade brasileira


Texto: Carlos Frois
Fotos: Carlos Frois

Em tempos que não param de surgir novidades, em que um novo ídolo surge a toda semana, não é de se estranhar que as novas gerações desconheçam a historia da música brasileira. Nomes como Pixinguinha, Luiz Gonzaga e Noel Rosa passam quase despercebido pelos jovens.
Pensando em resgatar estes nomes tão relevantes para a cultura brasileira, a coordenadora pedagógica do Antenados, Nívia Ribeiro, desenvolveu o projeto Nossa Brasilidade - que tem como proposta viajar pela história da música brasileira bem como seus principais interpretes e compositores. “Pensei em trabalhar o não preconceito musical no Antenados. Esse trabalho que ainda está em processo, veio para valorizar a arte e contextualizar a música brasileira no repertório dos integrantes do grupo. A música de nosso país é rica e precisamos conhecer além do que a mídia apresenta”, diz Nívia.
E para reforçar o conteúdo do trabalho, amantes da música e profissionais da área foram convidados para falar o que pensam sobre a riqueza de nosso Brasil. “Toda música tem um contexto político, econômico e social. É muito importante ações como estas, que sensibilizam e aguçam a curiosidade dos jovens para conhecerem mais sobre sua cultura.” Ressalta a assessora de educação (e pesquisadora musical), Florismenia do Carmo, que visitou o projeto para falar sobre os ritmos Brasileiros.
O trabalho tem data prevista para encerrar no final de junho, mas até lá, os integrantes do projeto “visitarão” alguns clássicos da música tupiniquim como: Garota de Ipanema, Aquarela, Xote das meninas e Trem das onze.
Ficou curioso para saber como foram essas apresentações? Então acompanhe as novidades através de nossas redes.

Comentários

Flor Carmo disse…
Obrigada pelo registro. Forte abraço a todos os jovens do projeto!!! Flor.

Postagens mais visitadas