Mais uma novidade do Facebook!



Texto: Carlos Frois

O Facebook inaugurou mais uma atração para os internautas, a novidade, lançada nesta terceira feira dia (9), é o novo sistema de busca Graph Search. O sistema foi mais uma ideia do criador do facebook, Mark Zuckerberg. O novo serviço está disponível para o mercado americano e usuários que utilizam o facebook em inglês. A ideia é fazer com que a rede social se torne (também) um navegador de pesquisas, onde seus usuários podem encontrar músicas, lugares, vídeos, fotos e interesses, baseados em conteúdos que os usuário curtiram ('Likes', em inglês). Confira o teste da nova ferramenta:




A origem do facebook:

Facemash. Esse é o nome de origem do atual Facebook. Criado em 2003, o site foi criado pelo estudante da universidade de Havard, Mark Zuckerberg, e três amigos Eduardo Saverin, Chris Hughes e Dustin Moskovitz. Zuckerberg foi o responsável pela programação do site. A princípio o Facemash “usava fotos dos anuários on-line dos alunos da universidade. O problema é que para conseguir o conteúdo do Facemash, Zuckerberg precisou hackear o sistema de segurança da rede de Havard e copiar as imagens dos estudantes. O site rapidamente se espalhou entre vários grupos de diversos campus. No entanto, dias depois de seu lançamento, Mark foi acusado de violação de Copyright, quebra de segurança e do direito à privacidade por roubar as fotos dos estudantes que foram usadas em seu site, fato que o levou a ser expulso da universidade. Nascia em meio a essas (e outras) polêmicas uma das mais revolucionárias ferramentas da internet.


Essa origem cheia de histórias e intrigas é muito bem retratada no filme: A Rede Social, de 2010. O longa foi indicado em oito categoria no Oscar 2011: melhor filme, melhor diretor (David Fincher), melhor ator (Jesse Eisenberg), melhor fotografia, melhor montagem, melhor trilha sonora (Trent Reznor e Atticus Ross), melhor mixagem de som e melhor roteiro adaptado; e levou o prêmio em 3 categorias (roteiro adaptado, melhor montagem, melhor trilha sonora). 


Passados os anos, o Facebook se tornou uma das maiores empresas do mundo, com um valor estimado em mais de 104 bilhões de dólares e a incrível marca de 1,11 bilhão de usuários.
Ficamos na expectativa para que essa nova ferramenta chegue logo por aqui. Afinal, o maior beneficiado seremos nós, os usuários. Então, que venha o Grap Search.

A atualização é apenas uma das várias que estão para acontecer na rede social. A ideia é estender a permanecia dos usuários no Facebook, oferecendo uma gama de serviços e aplicativos variados dentro da própria rede.








 

Comentários

Postagens mais visitadas