#Hashtag

Texto: Emerson de Oliveira
Fotos: divulgação

Quantas vezes você se deparou com este ícone “#” por aí, nas redes sociais? Batizado como hashtag, o símbolo tem transformado a forma de compartilhar de informações na internet.

Hoje a hashtag é utilizada em praticamente todas as redes sociais, mas inicialmente era uma ferramenta exclusiva dos usuários do twitter.
E como ela funciona?
Imagine que você adore futebol e hoje, depois de uma vitória heróica da seleção brasileira, você decida compartilhar uma mensagem em seu perfil do Facebook. Digamos que a mensagem seja esta:

- Show de bola da seleção brasileira!

Levando em consideração que a vitória foi mesmo impressionante, provavelmente outras pessoas tenham compartilhado elogios semelhantes. Então surge a dúvida, como encontrar mensagens com o mesmo tema? E ainda, como as pessoas podem encontrar sua mensagem? Solução: A hashtag.
A hashtag é uma ferramenta de agrupamento de mensagens relacionadas. E funciona mais ou menos assim: Digamos que você queira que, além dos seus amigos, os fãs do futebol da seleção brasileira possam ler a sua mensagem. A recurso então seria acrescenta o ícone da hashtag (#) em sua postagem, que poderia ficar assim:
- Show de bola da #SeleçãoBrasileira!

Logo que a mensagem for colocada no ar, automaticamente o site gera um hiperlink e direciona sua postagem a um grupo de mensagens que têm em comum o mesmo termo #SeleçãoBrasileira. Portanto, quem pesquisar sobre o tema Seleção Brasileira, irá encontrar não só a sua, mas todas as mensagens que utilizaram a mesma hashtag.


Trend Toppings

Tão logo o uso da ferramenta se alastrou, os usuários das redes sociais começaram a criar os mais variados termos possíveis. Logo as redes sociais criaram um rancking com as hashtags mais populares, o chamado trend toppings, que acabou se transformando em um tipo classificador de popularidade da internet.

O projeto Antenados também adotou o uso da ferramenta. Através da hashtag #ProduçõesAntenados você encontra os vídeos realizados pelo projeto.

Comentários

Postagens mais visitadas