Fotografia publicitária

-->
Texto: Henrique Oliveira/Cleidiane Duarte
Fotos: Divulgação

A fotografia também tem um papel vital na publicidade. Diferente do jornalismo onde a preocupação em transmitir a informação de uma forma objetiva e ,inicialmente, sem pretensões comerciais, a fotografia publicitária atua em um campo totalmente voltado ao comercio e na tentativa de despertar o interesse e desejo do consumidor pelo produto ou serviço.

Listamos algumas áreas da fotopublicidade que participam da Semana de Comunicação Antenados:

Fotografia de moda 


Na fotografia de moda, a estética é a regra principal!

O mercado da fotografia de moda, é bem vasto, ele se divide em quatro grandes vertentes: fotojornalismo, beleza, editorial e comercial.

Fotojornalismo: consiste em cobrir os bastidores de um desfile de moda, registrar as celebridades que estão sempre presentes em desfiles importantes, como o São Paulo Fashion Week.

Beleza: o importante é a maquiagem, cabelo, e a marca dos cosméticos utilizados.

Editorial de moda: esse é o mais usado pelas empresas, pois serve para apresentar os produtos aos clientes. Geralmente veiculados em revistas e alguns jornais. O foco principal é “vender” conceitos. A área editorial é uma das mais importantes para os fotografos, pois ela projeta o profissional para o mercado.

Comercial: a diferença do segmento comercial para o editorial, é que o editorial quer vender conceitos e comportamentos, já o comercial tem o objetivo de vender roupas, acessórios, por meios de catálogos ou campanhas publicitárias. O book de uma modelo também pode ser considerado comercial, pois o objetivo é vender o trabalho da modelo.



O mercado da fotografia de moda vem crescendo assustadoramente. Cada dia surgem mais profissionais capacitados em registrar tudo que acontece no mundo fashion. Profissionais estes muito importantes para que a sociedade possa estar sempre atento às tendências.

Fotografia de produtos

A fotografia de produtos é bem simples de entender. Ela é a grande responsável por expor da melhor forma possível a utilidade e beleza do objeto. O mundo da fotografia de produtos talvez seja o mais vasto, ele vai desde um produto industrial até os mais atrativos, como alimentos e jóias.


O objetivo é mostrar o produto e, em alguns casos, despertar o desejo.
Ela também pode ser dividida em produtos de pequeno e grande porte:

-->
Não perca o próximo post sobre o mercado fotográfico que mais cresceu nos últimos anos, o de casamento.

Comentários

Postagens mais visitadas