Fotografia publicitária
Texto:
Henrique Oliveira/Cleidiane Duarte
Fotos:
Divulgação
A
fotografia também tem um papel vital na publicidade. Diferente do
jornalismo onde a preocupação em transmitir a informação de uma
forma objetiva e ,inicialmente, sem pretensões comerciais, a
fotografia publicitária atua em um campo totalmente voltado ao
comercio e na tentativa de despertar o interesse e desejo do
consumidor pelo produto ou serviço.
Listamos
algumas áreas da fotopublicidade que participam da Semana de
Comunicação Antenados:
Fotografia
de moda
Na fotografia de moda, a estética
é a regra principal!
O
mercado da fotografia de moda, é bem vasto, ele se divide em quatro
grandes vertentes: fotojornalismo, beleza, editorial e comercial.
Fotojornalismo:
consiste em cobrir os bastidores de um desfile de moda, registrar as
celebridades que estão sempre presentes em desfiles importantes,
como o São Paulo Fashion Week.
Beleza:
o importante é a maquiagem, cabelo, e a marca dos cosméticos
utilizados.
Editorial
de moda: esse é o mais usado pelas empresas, pois serve para
apresentar os produtos aos clientes. Geralmente veiculados em
revistas e alguns jornais. O foco principal é “vender”
conceitos. A área editorial é uma das mais importantes para os
fotografos, pois ela projeta o profissional para o mercado.
Comercial:
a diferença do segmento comercial para o editorial, é que o
editorial quer vender conceitos e comportamentos, já o comercial tem
o objetivo de vender roupas, acessórios, por meios de catálogos ou
campanhas publicitárias. O book de uma modelo também pode ser
considerado comercial, pois o objetivo é vender o trabalho da
modelo.
O
mercado da fotografia de moda vem crescendo assustadoramente. Cada
dia surgem mais profissionais capacitados em registrar tudo que
acontece no mundo fashion. Profissionais estes muito importantes para
que a sociedade possa estar sempre atento às tendências.
Fotografia
de produtos
A
fotografia de produtos é bem simples de entender. Ela é a grande responsável por expor da melhor forma possível a utilidade e beleza
do objeto. O mundo da fotografia de produtos talvez seja o mais
vasto, ele vai desde um produto industrial até os mais atrativos,
como alimentos e jóias.
O
objetivo é mostrar o produto e, em alguns casos, despertar o desejo.
Ela
também pode ser dividida em produtos de pequeno e grande porte:
Não
perca o próximo post sobre o mercado fotográfico que mais cresceu
nos últimos anos, o de casamento.
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