Programação especial
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Texto: Henrique Oliveira
Fotos: Léo Lara
Como
temos o coração muito bom (risos), resolvemos colaborar com aqueles
que não podem comparecer às palestras da Semana de Comunicação.
Durante a semana, iremos postar uma breve descrição de algumas
áreas da fotografia.
São
elas: jornalismo, moda, produto, automóveis e casamento.
E,
para dar início a essa sequência especial, é claro, começaremos
pela área que mais nos inspira, o fotojornalismo.
Fotojornalismo
A
regra é passar a informação de forma rápida e simples
O
profissional pode ter fotos publicadas em jornais, revistas, portais
de notícias e qualquer outro veículo de comunicação com o foco em
fatos sociais.
Preciso
ser formado em jornalismo para exercer a profissão?
Essa
discussão é polêmica, e vem se arrastando no Supremo Tribunal
Federal nos últimos anos. Embora esse debate ainda se prolongue por
mais um tempo, algumas coisas são certas e independem dessa decisão.
O fotojornalista tem que ser um profissional bem informado e gostar
do contato com as pessoas, afinal, em geral, as pessoas são as
melhores fontes. Além disso, o fotojornalista deve estar ligado e
aberto às novas tecnologias, pois de um ano para o outro seus
equipamentos podem se tornar obsoletos.
Em
suma, a pessoa tem realmente gostar do que faz, uma vez que não são
só bons acontecimentos que o fotógrafo registra. É comum na rotina
do fotojornalista registrar fatos negativos e perigosos como:
Guerras, protestos, manifestações ou ações relacionadas à
violência.
Uma
profissão de risco!
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