AntenadosCast


Criado em 2004, os Podcasts caíram no gosto de muitos internautaS

Texto: Cleidiane Duarte 
Foto: Beatriz Miranda/Divulgação
PodCast é a junção das palavras Ipod (tocadores de áudio digital projetados e vendidos pela Apple) e Broadcast (é o ato de transmitir algo ). A palavra Broadcast é de origem inglesa e tem raiz em duas palavras distintas: Broad (largo ou em larga escala) e Cast (de enviar, projetar, transmitir). Tecnicamente então, seria o compartilhamento de mídia (neste caso, arquivo de áudio) em grande escala.
Um pouco de História:
Em 2004, Adam Curry um ex-VJ da MTV americana, teve a brilhante ideia de criar uma mídia que fosse “envolvente”. Foi aí que ele desenvolveu um software, na época chamado iPodder, hoje conhecido como Juice, o primeiro agregador de podcasts. Mal sabia ele que essa seria a mídia do futuro.
No universo dos podcasts você encontra de tudo, temas e formatações os mais variados possíveis. Na Podosfera (definição de alguns PodCaster – quem faz PodCast – para o universo dos PodCasts) os temas vão do humor a assuntos científicos, de curiosidades a história do Brasil (as enciclopédias devem estar enciumadas). Seja através de bate papos, comentários ou monólogos, a forma que a informação é passada sempre deixa um gostinho de “quero mais”. Tentar definir o PodCast (em sua formatação) seria uma maneira de reduzi-lo, limitá-lo. Como essa tentativa pode soar um pouco injusta, o que podemos fazer é citar alguns dos temas e PodCast's mais comentados nas redes.
Humor 
  Cinema
Cultura
Variados
Religioso
 
Envolvidos por essa novidade , decidimos propor uma atividade: desafiar os integrantes do projeto a elaborarem e produzirem um PodCast. Os resultados foram surpreendentes pois, apesar de a descoberta da “nova” mídia ser recente para eles, a impressão que os trabalhos deixaram foi de que os garotos já estavam familiarizados com o ofício.

Ficou curioso ? No link abaixo, além de escutar você pode baixar os Cast's.
 AH! Já estava me esquecendo. A atividade foi tão interessante, que a equipe de instrução do projeto também decidiu produzir um episódio. O nosso tema foi um pouco peculiar e curioso, comentamos sobre nossa expectativa quanto a apresentação dos meninos e arriscamos falar nossa opinião sobre os PodCast. Não deixe de conferir o resultado!

E aí gostou? Que tal criar seu próprio PodCast?
Existem alguns programas que permitem a criação de podcasts, como o PodOmatic. Com este plugin para o Winamp  você pode produzir e publicar quantos podcasts quiser, sobre os mais variados assuntos. É só soltar a imaginação e a voz.

Comentários

Postagens mais visitadas