Como resolver a crise no jornalismo? Parte V
Para finalizar a nossa série "como resolver a crise no jornalismo", a opinião agora é do instrutor formado em jornalismo Cledemar Duarte, que friza alguns aspectos que devem ser mudados nesta área.
Texto: Cledemar Duarte
Foto: Google images
E
ai, qual a pauta?
A
cada dia crescem as dificuldades para fazer o bom e velho jornalismo.
Mas qual seria a saída para enfrentar as adversidades na
comunicação?
O
aumento do acesso à internet, a popularização dos aplicativos para
smarthfones podem ser aliados do jornalismo. Muitas TVs, rádios e
jornais impressos já usam das novas tecnologias para diminuir os
custos nas produções.
A
possibilidade de divulgar a marca de uma empresa em várias mídias é
o diferencial dos veículos. Usado da maneira certa, os grandes e
pequenos jornais mantém o patrocínio e possibilitam o maior alcance
das marcas apoioadoras.
Além
do benefício comercial, o uso da internet e redes sociais reforçam
que a divulgação de informações acontece de maneira natural e, na
maioria das vezes, sem a presença de um jornalista. O que fazer
então?
Reconhecer
o alcance das postagens do público em geral e usar o internauta como
um grande aliado e parceiro dos jornais.
Algumas
sugestões para um novo formato de produzir notícias:
imparcialidade, mais do que nunca informar deve ser o principal,
ouvir todos os lados; furos de reportagem, cada vez mais difíceis na
era digital, uma cobertura completa deve ser o mais importante;
apurar, fundamentos do jornalismo não devem ser esquecidos.
Ainda
existem outros aspectos, mas o principal é o papel do jornalista na
busca pelo que é relevante e deve ser repassado para sociedade.
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