Retrospectiva Antenados 2014


Texto: Antonio Marques
Fotos: Antenados

Mais um fim de ano! É hora de repensar o que foi feito, se as metas foram realizadas. E, com o desafio de fazer uma retrospectiva, minha primeira ação foi pesquisar o significado da palavra. Me deparei com os seguintes dizeres: “ uma exposição em que se mostra com perspectiva histórica uma respectiva evolução”. Como evolução é o codinome do Antenados no ano de 2014, vamos aos fatos!

Muitas turmas dos cursos profissionalizantes se formaram no decorrer do ano; eventos diversos também fizeram parte da rotina da Ramacrisna; e o Antenados como sempre, se fez presente registrando todos esses momentos.


Com o objetivo de solidarizar com o meio ambiente e ainda contribuir com matéria-prima para a Oficina de Artes, fizemos uma gincana, entre os integrantes, no primeiro semestre, para arrecadar materiais recicláveis, foi um sucesso!!! Contabilizamos 180,5 kg de jornais e 5.777 unidades de garrafas plásticas. Em agradecimento ao trabalho de cada um, aconteceu uma premiação coletiva, em forma de luau, em um sítio da região, ao ar livre, em noite de lua cheia. A noite foi animada pelo som de violões, comes e bebes e contação de causos de assombração que deixaram muitos arrepiados.

http://projetoantenados.blogspot.com.br/2014/04/gincana-antenados.html
Já no segundo semestre, para não “esfriar”, engrenamos em outra campanha, em prol do complexo hospitalar São Francisco de Assis, em Belo Horizonte e estamos recolhendo lacres que serão trocados por cadeira de rodas.

Ah! As aulas passeio, foram tantas que é até difícil listar todas. Começamos janeiro pelo Festival de Cinema de Tiradentes e de lá pra cá não paramos mais. Dentre as mais comentadas pela turma estão a exposição Recosturando Portinari, na Casa Fiat de Cultura e a Bienal do livro, no Expominas, ambas em Belo Horizonte. Quanta diversão e aprendizado!





Nas produções, uma que merece destaque é o documentário “Partiu”. Ele conta a dura trajetória diária dos jovens instrutores antenados que terminam o dia nos bancos das escolas, em busca de um crescimento pessoal e profissional. O curta foi selecionado para participar de um festival importante, em Cabo Frio, no Rio de Janeiro.



Voltamos no tempo e resolvemos relembrar época romântica das cartas e juntamente com o Adolescente Aprendiz trocamos correspondências, no intuito de fazer novas amizades.

http://projetoantenados.blogspot.com.br/2014/09/a-troca-de-cartas-sobrevive.html
O ápice do ano aconteceu no próprio Antenados, pois deixamos de ser Projeto para nos tornar Produtora. Ganhamos até um padrinho de renome, o cineasta mineiro, Guilherme Fiúza. Com essa mudança o objetivo é profissionalizar ainda mais o nosso trabalho. O momento é de recomeço, com a diferença de que agora existe base, afinal são oito anos de caminhada. Na ocasião, receberam o troféu Antenados pessoas que, de alguma forma, contribuíram para a evolução do Projeto.


A partir desses acontecimentos podemos fazer um balanço final: até o dia oito de dezembro, foram produzidas aproximadamente 60 matérias, incluindo eventos internos e externos; número que até o dia 31 tende a aumentar.

Foram dias de muitas vitórias que antecederam a nova Produtora. Trabalhar com prazer e buscar sempre aprimorar os conhecimentos nos deu a oportunidade de dar mais um grande passo: nos disponibilizar para o mercado de áudio visual.

Venha 2015, nos traga novos desafios e muitas conquistas. Que seja mais um ano de sucesso!

Comentários

Postagens mais visitadas