Rádio e Podcast: Mídias do 3º Módulo da Escola Multimídia


Texto: Marlon Moura
Fotos: Jefferson Gonçalves

Chegamos ao 3° módulo da Escola Multimídia Antenados. Dessa vez, a mídia apresentada é o rádio. Durante o mês de maio, os alunos irão conhecer um pouco mais sobre a produção radiofônica e suas possibilidades. A proposta do trabalho final é a produção de um Podcast.


Podcast

Você sabe o que é o Podcast? Assim como a TV, rádio e o jornal, o Podcast também transmite informações, mas através do áudio. De uma forma mais simplificada, PodCast seria um arquivo de áudio disponível para download, o nome deriva da contração das palavras ipod e broadcast (transmissão de rádio ou televisão). Por ter nascido em plataformas como ipod e web o Podcast se tornou mais direcionado para os jovens.



O Podcast chegou no Brasil em 2004 e se popularizou em 2006 com o surgimento do Nerdcast e do Rapaduracast. A chegada de ambos incentivou o mesmo movimento, mas esta mídia ainda está em processo de crescimento, principalmente no Brasil. Em 2011 foi criado o Mundo Podcast, um site que ensina aos iniciantes da área a como criar e proseguir no ramo.

O trabalho criado pelos alunos, concorrerá no concurso Prêmio Jornalismo Cidadão, realizado pela Ong Criar Brasil. “Estou muito anciosa para aprender na prática sobre o Podcast. O tema do concurso é muito complexo e interessante, o que fará com que o procedimento fique mais divertido”. Declara Lorrany Ramos, integrante da Escola Multimídia Antenados.



“O JovemCast surgiu em pauta no final de 2013 após uma oficina sobre Podcast, juntamente com Jefferson Gonçalves e Gabriel Campolina, tive a ideia de criar o nosso próprio Podcast, mas somente este ano ela saiu do papel”. Ressalta Luan Souza, assistente da Produtora Antenados que criou o próprio blog após as aulas no Antenados.

Comentários

Postagens mais visitadas