Ofício: Jornalismo

Texto: Beatriz Antunes

Durante os meses de Novembro e Dezembro será publicado semanalmente no blog entrevistas com os instrutores da Produtora Antenados. O projeto “Ofício”, contará um pouco sobre suas carreiras e as áreas de comunicação em que trabalham, tendo como objetivo passar um pouco de sua experiência profissional para os leitores.


Cledemar Duarte é formado em Comunicação Social – Jornalismo, e exerce a profissão de produtor audiovisual e Instrutor de Jornalismo.

Repórter: Bom, para começar, gostaríamos de saber: como é a área que você trabalha?

Então, atualmente sou Instrutor de jornalismo e Produtor Audiovisual na Produtora Antenados. Entre as funções, sou responsável por ministrar aulas de introdução ao jornalismo para alunos de um projeto social. Outra ação dentro da produtora é a criação e administração de conteúdo para redes sociais. Paralelo as produções do Antenados criei o meu próprio negócio, uma empresa de assessoria em comunicação.

Repórter: Além de trabalhar na Produtora Antenados, recentemente você criou um projeto paralelo, o DoArt Comunicação, como foi isso?

A ideia do novo projeto sempre foi um sonho. Durante o período de estudo aprimorei as minhas capacidades e especializei em produção de vídeo e criação de conteúdo para internet. Estou começando agora, mas a experiência em outros trabalhos são os diferenciais para fazer dar certo.

Repórter: É sempre difícil para um jovem escolher uma profissão em que deseja seguir, pois há muitas duvidas nessa idade. Por que dentre tantas carreiras você escolheu comunicação?

Nunca havia imaginado comunicação como área de estudo ou trabalho. Tudo começou em 2007, isso mesmo, com a participação na primeira turma do Antenados percebi que era a área que deveria seguir.

Repórter: Há oito anos você começou a traçar sua carreira no projeto Jovens Comunicadores na Instituição Ramacrisna. Como o Antenados contribuiu para sua carreira profissional?
Através das aulas, oficinas, e principalmente pelo contato com os profissionais aprendi bastante e fiz a escolha certa em seguir em comunicação.

Repórter: Para finalizar, qual a mensagem que você deixa para quem está interessado nessa área?

O ideal é seguir a área que gostamos. Comunicação é uma área muito ampla, você pode trabalhar com rádio, TV, internet, mídia impressa, etc. Faça um curso técnico ou de aprendizado, pesquise bastante, compre seus equipamentos. A mensagem principal é fazer o que gosta.


Comentários

Postagens mais visitadas