Psicologia das Cores

Texto: Beatriz Antunes

Muitas coisas estão por trás dos processos de criação da Produtora Antenados, pois tudo é levado em conta, desde o estudo das cores até o da tipografia. Para você ter uma boa produção audiovisual é preciso pensar nos mínimos detalhes. Conheça um pouco do estudo das cores e relembre o que é tipografia aqui.

O estudo da “Psicologia das Cores” é responsável por analisar como cada cor é percebida por nosso cérebro. Muito utilizada no Marketing ela é responsável pela associação de marcas e produtos, tendo cada cor um significado.


A cor luz é encontrada nos objetos que emitem luz, como os monitores e televisores, e possuiu como sistema o RGB (red, green e blue). Já a cor-pigmento possue o padrão CMYK (ciano, magenta, amarelo e preto) e é identificada em publicações impressas. 

Fonte: site aprederdesign
História

Em 1666 o físico e matemático inglês Isaac Newton começou seu estudo sobre os reflexos solares. Sua primeira descoberta foi que a luz branca ao passar pelo prisma, que é um sólido geométrico, separava-se em diversas cores. Posteriormente, também observou que a combinação dessas cores resultava em outros tons.


Fonte: site fisicapracurtir
Quase um século e meio depois, o alemão Johann Wolfgang Von Goethe escreveu um livro denominado “Teoria da Cor”, confrontando as ideias de Newton. Para Goethe as cores passavam sensações que eram moldadas por nossa percepção, sendo muito mais que um fenômeno físico. 

Comentários

Postagens mais visitadas