#ClickdaSemana - Fotojornalismo

Olá!
Agora o #ClickdaSemana também vai vir pro blog, mas a novidade não é só essa, vocês também vão poder interagir com a gente, votando em qual a melhor foto, pra você que não sabe o que é o Click vou explicar... O Click da Semana é realizado há algum tempo pelo Antenados Produtora. A cada semana é escolhido um tema no qual os assistentes tem que explorar e trazer uma foto sobre o assunto e a foto mais votada pelos os Instrutores é postada no Facebook da Escola Multimídia Antenados!

Por exemplo o tema do Click desta semana foi Fotojornalismo, é a foto mais votada foi da Lívinna Prates, então agora nós queremos saber a sua opinião, qual das fotos abaixo vocês acham que ficou melhor. VOTA AÍ!


Foto Mais Votada: Lívinna Prates
No nosso País há mais de 300 mil moradores de rua. Pessoas como nós que não tem onde morar, não tem o que comer. Muitas vezes reclamamos do que temos e falamos que é muito pouco, mas o nosso pouco pode ser muito para essas pessoas. Devemos dar mais valor ao que temos.


Foto: Daniel Fauez
[ATENÇÃO A HISTÓRIA A SEGUIR E FICTÍCIA]
Eu centralizei a janela para dar mais ênfase nos vidros quebrados. Coloquei a foto em preto e branco para dar uma sensação de tristeza e mistério... Eu inventei uma história para a foto: Uma mulher era mantida em cárcere privado por dois anos, e os vizinhos se assustaram com os gritos pela violência doméstica que a mulher sofria e chamaram a polícia! Quando as viaturas chegaram, o sequestrador revidou com tiros, mas acabou levando um tiro e preso. A mulher foi libertada.




Foto: João Pedro
Nessa foto quis mostrar como a pichação e o grafite são discriminados e desvalorizados pelo o receio da população. Usei esse tipo de tratamento para deixar a foto mais escura mostrando o próprio receio na fotografia.



Foto: Kecy Jhony
Para mim o fotojornalismo é a melhor forma da fotografia e se expressar. Escolhi o enquadramento que deixa se a imagem mais explícita, o tratamento foi proposital por identificar mais o tema, já que é comum no fotojornalismo.


Foto: Lorrany Ramos
Fotojornalismo é uma foto que tem uma informação real sobre algum fato, onde pode se referir a uma notícia, fazer uma crítica ou ate mesmo narrar um acontecimento. Minha foto é a mão da minha irmã, depois de algumas horas de trabalho desmontando barracas. As mãos sujas demonstrou o esforço feito e a exaustão do trabalho pesado sob o sol, ao mesmo tempo as mãos abertas dão a perceber que o trabalho foi finalizado.


Foto: Luan Souza
Pesquisei fotos de construções e achei construções inacabadas em projetos em jornais e tentei fazer semelhante. Quis cortar o trator para dar foco no trabalho dele.

Foto: Luiz Eduardo
Dados Técnicos:
O enquadramento que usei para esta foto foi o “Plano Geral” que tem como objetivo um ângulo visual bem aberto, que a câmera revela o cenário à sua frente, eu usei a luz natural, e tirei a foto pela manhã às 11 horas e 05 minutos do dia 06 de Junho que deu em uma segunda-feira, o tratamento usado foi o “Efeito P&B” e as famosas curvas como sempre, e o porquê usei esse efeito foi que as cores podem nos distrair, sem essas distrações, um registro fotográfico pode mostrar a emoção, as formas e as texturas assim elas aparecem muito mais.

E O PORQUÊ DA FOTO?

Bom o Brasil está em 3° lugar no TOP 10 dos países que produzem mais lixo, por ano produz aproximadamente 100 milhões de toneladas, que é muita coisa, e o foco principal da minha foto é sobre o LIXO e a FALTA DE DISERNIMENTO DAS PESSOAS DE JOGAREM LIXO EM LUGARES PROIBIDOS.

Foto: Marlon Brendo
Como a foto jornalística mostra um fato ocorrido e ela por si só já diz tudo, eu quis mostrar o vandalismo, que no Brasil há com muita frequência. A pichação está dentro do vandalismo e em escolas é um dos lugares onde mais podemos notar ela e na maioria das vezes a causa disso são os próprios alunos. Então quis passar essa ideia.

Termos técnicos:
Tirei a foto em um ângulo mais fechado;
Usei um pincel para preencher a foto, pois não tinha um spray;
O tratamento preto e branco é um mais forte para enfatizar a pressão que o erro deixa, pois é crime.

Foto: Mateus Barcelos
Estava com tudo pronto para o meu click da semana, mas como sabemos, o fotojornalismo é algo inesperado que acontece em nosso cotidiano. Foi exatamente isso que aconteceu. Estava indo comprar um lanche da tarde, quando me deparei com esse pobre cachorro em estado decadente de saúde, totalmente desnutrido e em estado avançado de Leishmaniose (doença transmitida pelo mosquito palha, onde o infectado fica com várias feridas pelo corpo podendo se agravar e atingir os órgãos internos. À doença é transmitida a animais ou seres humanos). Alimentei o cão com ração e um pouco de água. Não consigo descrever a gratidão que ele teve.

Dados técnicos:
Quis usar o tratamento preto e branco, pois assim como Sebastião Salgado disse uma vez: algumas cenas são "fortes demais" para serem mostradas com suas cores originais. Quis transmitir a mensagem de que muitos animais estão desprotegidos e esquecidos pela sociedade, abandonados em vários cantos da cidade: no vazio do dia e na escuridão da noite.

Foto: Nathalia Malaquias
Nessa foto eu quis passar a crueldade humana em pensar que os animais são nossos objetos, que não sofrem dor nem ficam tristes, que podemos decidir dar ou não liberdade para que eles ao menos tenham condições de vida descentes. No enquadramento eu quis colocar em evidência o que é considerado necessário para a sobrevivência do animal. O tratamento preto em branco foi essencial para que desse o ar de tristeza e sofrimento em que o animal é submetido. A foto visa conscientizar as pessoas de que os animais merecem ser tratados com respeito e amor.

Comentários

Postagens mais visitadas