Como ser mais criativo?

Em nosso mundo criativo sempre estamos em busca do novo, do inesperado. Alguns tratam a criatividade como se fosse algo extremamente complicado, mas na verdade não é. Todos nós somos criativos, só precisamos de prática e dedicação. Ninguém fica criativo de uma hora para outra, tudo tem um processo.



Confira agora seis dicas para exercitar a sua criatividade:

1 - Valorize suas ideias e pare de se importar com a opinião dos outros!
A maioria dos grandes artistas não dava a mínima para a opinião dos outros. Valorize suas ideias, mesmo que ninguém mais as valorize.

2 - Faça perguntas, muitas perguntas!
 “Pensar coisas novas exige fazer novas perguntas, não responder as mesmas perguntas melhor ou de formas diferentes. As melhores respostas surgem depois de redefinir a pergunta”, diz Randall.

3 - Rebele-se!
Osho, guru indiano e mestre da meditação, dizia que a criatividade é a maior rebelião da existência.

4 - Combine ideias antigas!
Segundo Keith Sawyer, os melhores insights vêm da combinação de ideias completamente sem relação.

5 - Abra caminhos!
Leonardo da Vinci, um dos maiores gênios da história, não era apenas um artista, mas arquiteto, músico, matemático, engenheiro, especialista em anatomia, geólogo e botânico.

6 - Mexa o cérebro!
São vários os estudos da neurociência que fazem uma relação entre criatividade e atividade no lobo temporal do cérebro, mais especificamente no giro temporal superior. Pesquisas apontam que acontece uma espécie de tsunami de ondas gama (ou o aumento da energia das ondas cerebrais) durante o momento “eureca”.


Texto: Lívinna Prates

Comentários

Postagens mais visitadas