Dia do Repórter Fotográfico

Você sabia? No dia 2 de setembro comemora-se o Dia do Repórter Fotográfico. E será que você sabe o que faz esse profissional? É o profissional responsável por captar imagens dos fatos e transformar em notícia.

Ele participa de todo o processo, desde o assunto até a diagramação das fotos para o jornal ou revista. A fotografia é vista no jornal contemporâneo como parte essencial da matéria.


Resultado de imagem para fotos de robert capa
                                                  Robert Capa

Robert Capa foi o principal repórter fotográfico de guerras de todos os tempos. Em junho de 1944, Robert Capa foi o único participante da invasão da Normandia. Capa pisou numa praia francesa armado apenas de uma máquina fotográfica. Usava o capacete, a farda e as botas de um fuzileiro naval, mas viveu o Dia D como um soldado da informação visual. Com as fotos publicadas na revista americana Life, também foi o único a documentar a batalha histórica.

Resultado de imagem para fotos de robert capa
Foto: Robert Capa ─ Soldado leva um tiro na Guerra de Normandia.

Quase vinte anos depois, em 1954, já famoso, Capa aceitou o convite da Life para fazer a cobertura da Guerra da Indochina. Numa estrada, distanciou-se dos tanques tripulados por soldados franceses e atravessou um campo em busca do melhor ângulo. Morreu ao pisar numa mina. Seu corpo foi encontrado sem as duas pernas. A máquina fotográfica continuava pendurada no pescoço.

Texto: Felipe Santos 
Fontes: São Francisco e Veja

Comentários

Postagens mais visitadas