Por que ver filmes e séries legendados?

Quando se trata de séries e filmes, uma das perguntas mais comuns é: “Você prefere legendado ou dublado?”. E isso costuma dividir opiniões entre as pessoas, pois cada um quer defender o seu lado e expor seu ponto de vista. Mas você sabe as vantagens da versão legendada em relação à dublada? Não? Então pega a pipoca que eu vou te dar 5 motivos para largar as séries e os filmes dublados.



-Áudio
A versão legendada melhora a percepção do que está acontecendo na cena, já que não se perde o som ambiente, o que nos permite uma melhor qualidade de áudio.

- Vozes originais
 O público consegue ouvir a voz original do ator, sem que ocorra a falta de sincronia entre os movimentos labiais e o som emitido, como acontece nas versões dubladas.

- Diálogos originais
Não há mudança no diálogo, ou seja, não perdemos a entonação e interpretação dos personagens durante a conversa, que foi planejada para ser daquela forma, e também não perdemos expressões ou piadas daquele idioma. Sem contar que, ninguém sofrerá com uma possível mudança repentina na dublagem dos personagens da sua série favorita entre uma temporada e outra, ou adaptações bizarras nas traduções.



- Perdemos as cenas?
Há quem diga que nas versões legendadas, se gasta muito tempo lendo e acabamos perdendo alguns elementos da cena. De fato, às vezes perdemos algumas coisas, mas ganhamos em outras, como as citadas acima. Além de ser questão de costume, pois obviamente, para uma pessoa que não é a costumada com legendas, será muito mais difícil acompanhar o texto e as imagens simultaneamente.

- Ampliação do vocabulário
Quando assistimos algo legendado, ouvimos outro idioma, e consequentemente, relacionamos as falas ouvidas com as legendas, aprendendo novas palavras e expressões, o que também facilita a interpretação das cenas com o decorrer do tempo, e até mesmo dispensando a leitura da legenda em alguns casos.

Depois desse texto, espero ter contribuído para um melhor aproveitamento de suas séries e filmes, e se depois desses motivos você ainda não tiver mudado de ideia, comente o que ainda te faz preferir as versões dubladas. Até a próxima!


Texto: André Laranjeiras

Comentários

Postagens mais visitadas