Sua voz: seu cartão postal!

Na última terça feira (17/04), o Antenados recebeu a visita de Camila Alencar, fonoaudióloga, que passou dicas para uma melhor dicção, e desenvolvimento da fala, ela ressaltou a importância dos cuidados com o aparelho vocal e nos deu algumas dicas para que isso aconteça.
1-      Humming
Consiste em fazer o som do “U” com a boca fechada, usado para aquecer a voz, os cantores costumam fazer esse exercício antes de shows, onde se pode investigar os graves e agudos da voz.
2-      Vibração
É simplesmente o ato de vibrar a língua ou os lábios, caso não consiga fazer o exercício: não force, pois o exercício forçado pode prejudicar suas pregas vocais.

3-      A articulação da boca
Os músculos da nossa face contribuem para o desenvolvimento de nossa voz, um dos exercícios propostos por Camila foi falar uma sequencia de palavras utilizando exageradamente os músculos da face, isso faz com que nosso rosto não se atrofie.
4-      Hidratação
Devemos sempre manter nossas pregas vocais hidratadas, a água é uma forma indireta de hidratação, enquanto a nebulização é uma hidratação direta.

5-      Alimentos
Se você for fazer algum trabalho que precise de sua voz não beba café, leite, ou gengibre, pois eles deixam a saliva viscosa, trazendo incômodo para a garganta, fazendo com que a fala fique mais difícil de ser reproduzida. Coma maçã, pois é adstringente, e serve como uma “vassourinha”, limpando as pregas e trazendo facilidade para a fala.

Esses foram alguns dos conselhos que foram passados pela profissional, no entanto, há muito mais a explorar para obter um melhor desempenho na voz e ser um bom comunicador.

Texto:Brenda Amaral

Imagens:Ítalo Pierre

Comentários

Postagens mais visitadas