5 livros que todo Jornalista precisa ler

Ter um livro por perto é essencial  para bons Jornalistas. As obras ajudam a escrever melhor e ampliar o vocabulário. É sempre bom ler, ter conhecimento e entendimento sobre novos assuntos. Pensando nisso Vamos citar hoje 5 livros para aumentar seu conhecimento e aumentar seu talento como Jornalista.

1- Fama e Anonimato/Gay Talese
Editora:Companhia das Letras 
Páginas:536 
Lançamento:2004

Como o próprio nome antecipa, o livro traz reportagens escritas por Gay Talese sobre famosos e anônimos. Entre os textos mais marcantes, há “Frank Sinatra está resfriado”, em que, embora não tenha conseguido entrevistar o músico, Talese escreve um perfil impecável. A obra tem textos que foram publicados em revistas como Esquire e The New Yorker. Uma aula de um dos pais do Jornalismo Literário.
2 – Hiroshima/John Hersey
Editora:Companhia das Letras
Páginas:176  
Lançamento:2002

O relato das marcas das flores dos quimonos no corpo das japonesas após os bombardeios atômicos de Hiroshima, no Japão, é apenas um exemplo de quão atento foi John Hershey ao escrever o livro. Em Hiroshima, ele conta a história de seis sobreviventes da bomba que matou milhares de pessoas na cidade japonesa. O texto, que foi publicado em uma edição inteira da The New Yorker um ano após o bombardeio, conta como foi o dia da explosão.
3 – A Sangue Frio/Truman Capote
Editora:Companhia das Letras
Páginas:438 
Lançamento:1965

Ao ler a notícia do assassinato de uma família na cidade de Holcomb, no interior do estado do Kansas, nos Estados Unidos, Truman Capote decidiu se dedicar à história do homicídio. Foi ao local do crime, entrevistou familiares das vítimas, policiais e os próprios assassinos, além de ler diários e cartas. O resultado? O livro – originalmente uma reportagem dividida em quatro partes e publicada na revista The New Yorker – que é considerado por muitos a primeira obra do jornalismo literário. Envolvente do início ao fim, Capote relata com detalhes o assassinato. Importante para os Jornalistas, pois mostra como uma simples notícia pode virar uma estrondosa reportagem.
4– Notícias de Planalto: a imprensa e Fernando Collor/Mário Sérgio Conti
Editora: Companhia das Letras
Páginas:752 
Lançamento:1999

Mário Sérgio Conti mostra, neste livro, como a imprensa brasileira abordou a ascensão e a queda de Fernando Collor. Notícias de Planalto foi escrito a partir de entrevistas de jornalistas e donos de veículos de comunicação, mostrando os bastidores da imprensa.
5 – A Alma Encantadora das Ruas/João do Rio
Editora: Companhia de Bolso
Páginas: 256
Lançamento: 1997

João do Rio, pseudônimo do Jornalista Paulo Barreto, um dos primeiros Jornalistas investigativos e literários do Brasil, rende homenagem à capital fluminense neste livro que reúne textos publicados na imprensa carioca entre 1904 e 1907. Composto por cinco partes (“A rua”, “O que se vê nas ruas”, “Três aspectos da miséria”, “Onde às vezes termina a rua” e “A musa das Ruas”), o livro mostra não só o Rio de Janeiro, como também seus personagens.
A literatura é fundamental, principalmente se você busca por mais conhecimento e aumentar sua bagagem cultural, portanto essas dicas são para instigar mais os Jornalistas a continuarem a explorar mais esse "mundo literal", para assim se tornar um melhor profissional. Ah, lembrando que se você não é Jornalista, ainda assim são ótimas dicas, não deixe de conferir. Comente aqui embaixo se quer que esse tema se torne uma série, quem sabe não trazemos algumas dicas voltadas para outra área?! 

Texto:Ana Paula Souza
Imagens:google imagens
Fonte:briohunter.org/blog/10-livros-de-jornalismo-que-voce-precisa-ler-brio-hunter/

Comentários

Postagens mais visitadas