A Inteligência Artificial já é uma realidade?

A Inteligência Artificial (AI), que antes era vista apenas em filmes e séries de ficção cientifica, já vem sendo estudada e desenvolvida há cerca de 60 anos, mas só tem ganhado ênfase nos últimos anos. A seguir, trouxemos alguns fatos sobre esse avanço para você.
Criação
Com a Segunda Guerra mundial, começou a ideia de desenvolvimento de um “Cérebro virtual”, que criou a ideia da criação de maquinas inteligentes, nascendo assim os primeiros computadores e o conceito de informática.
Implementação da IA no dia a dia
A IA está mais presente em nossas vidas do que a maioria das pessoas imaginam. Ela está em diversos mecanismos que utilizamos no dia a dia. Alguns exemplos são os assistentes virtuais dos celulares, como a Siri, Google Assitant, entre outros. A Inteligência Artificial também está integrada em outras ferramentas. YouTube, Google, Spotify e Netflix são alguns que utilizam desse recurso para recomendar conteúdos, propagandas em sites de vendas e etc.
Outra ideia trazida pela IA é a criação de carros autônomos - ou seja, que dispensa os condutores - que já estão em estágio avançado de desenvolvimento e testes, podendo chegar ao mercado já nos próximos anos.
Substituição dos Humanos
Uma das coisa que mais se fala em relação ao desenvolvimento da Inteligência Artificial é que as máquinas irão substituir os humanos em vários aspectos, pois considera-se que em alguns anos, a capacidade de raciocínio das maquinas irá superar a humana. Substituindo as pessoas em vários tipos de trabalhos, inclusive na medicina, pois a partir de testes já feitos, foi observado que as máquinas tem maior porcentagem de acerto em diagnósticos de pacientes com câncer.
Preocupações com o avanço
Alguns nomes importantes nesse meio, como Elon Musk, Stephen Hawking e Bill Gates já se mostraram preocupados com a consequência desse desenvolvimento, pois como já foi dito, as máquinas são criadas para aprenderem, criar e raciocinar sozinhas. Com isso, podem absorver características que podem levar as máquinas a levarem perigo aos Seres Humanos, tornando-se uma ameaça. Uma forma de prevenir isso, seria a regulamentação da área de IA. 
E ai, gostou? Acha que as máquinas irão dominar o mundo? Comente ai e compartilhe com seus amigos. Até a próxima!

Texto: André Laranjeiras
Fontes: TechTudo, TechMundo e Google

Comentários

Postagens mais visitadas