Como iniciar no Fotojornalismo?

“Uma imagem vale mais do que mil palavras”, talvez esta seja a melhor frase para definir o fotojornalismo, ele tem o papel de informar fatos e acontecimentos importantes da sociedade. A fotografia tem um papel respeitável para o jornalismo bem feito, com ela conseguimos entender a situação de forma clara e completa. Além disso, em diversos casos, apenas com trabalho do fotojornalista somos capazes de compreender uma ocorrência com sentimento e realidade. 
Assim como o jornalista trabalha com palavras, o fotojornalista tem como grande aliado as imagens. Seja em jornais ou revistas, todos os dias encontramos trabalhos de fotojornalistas que marcaram acontecimentos históricos.
Um dos mais famosos é o fotógrafo Henri Cartier-Bresson, francês e pioneiro no fotojornalismo. Foi também um dos fundadores da primeira empresa de fotojornalismo, a agência Magnum.
Fotojornalismo de Henri Cartier-Bresson
                                
                                    
Aqui no Brasil, temos como referência o mineiro Sebastião Salgado, que registrou grandes momentos e já teve sua carreira e vida contada no filme Sal da Terra, que concorreu ao Óscar.

Fotojornalismo de Sebastião Salgado
Mas como ser um fotojornalista? 

Para se tornar um fotojornalista, precisamos seguir alguns passos:

  1. Obtenha formação: uma educação formal é essencial para o trabalho e uma graduação no portfólio pode ajudá-lo a se desenvolver;
  2. Mostre seu trabalho: isso te ajudará a fazer negócios
  3. Aprenda os prós e contras do trabalho freelancer: uma rede sólida atrai mais trabalhos;
  4. Ame fotografia: você sempre pode ser melhor, procure aprimorar-se;
  5. Saia: O fotojornalismo é uma arte social baseada na documentação visual da vida e eventos;
  6. Seja competitivo: A concorrência na carreira de fotojornalismo é relativamente grande. 

Para quem gosta de entender e interpretar a realidade, ama fotografia e quer viver experiências diversas, o fotojornalismo pode ser uma ótima área de atuação.


Texto: Mirelli Silva
Imagens: Google Imagens

Comentários

Postagens mais visitadas